Clipping

Minimalismo de Thembi Rosa

Com Verdades Inventadas, apresentado ontem no Semanas de Dança, do CCSP, a dançarina e coreógrafa mineira Thembi Rosa nos coloca rente ao chão. Mas um chão flexível e ressonante. O que logo sugere que há espaço livre para interpretações também do espectador. O espetáculo parte da instalação Alarm floor, de Rivane Neuenschwander, realizada em parceria com o duo musical O Grivo. Esse chão sonoro é inspirado em sistemas de alarmes mecânicos adotados em antigos templos japoneses que, ao serem pisados, produzem sons, avisando sobre a chegada de alguém. É como se adentrando no território do corpo, entrássemos num templo sagrado, meditativo… Você já entrou em algum?
Sua dança me levou, por exemplo, à Pterodátilos, peça de teatro com Marco Nanini, que assisti recentemente. Nela, as tábuas que formavam o palco inclinado montado para o espetáculo iam sendo removidas pelos atores, que deviam ao mesmo tempo interpretar suas falas e pular os vãos do caminho. O ato de retirar as tábuas do chão servia de metáfora a uma convivência social cada vez mais desequilibrada, em que os diálogos agora escancarados iam aos poucos minando possibilidades de troca afetiva.
No caso de Thembi Rosa, o movimento é o inverso. As tábuas não são retiradas, mas se curvam e balançam na medida em que aceitam o peso do corpo da dançarina. Além disso, emitem sons na intensidade dos seus gestos minimalistas e sugerem novas possibilidades de movimento a cada passo dado. Algo como uma conversa entre amigos…? A instabilidade desse chão coloca Thembi Rosa e nós, espectadores, numa posição de escuta sonora muita mais atenta do que se o chão fosse reto e… “verdadeiro”. A Verdade com “v” maiúsculo, nesse caso, torna-se muito menos interessante do que as verdades inventadas por Thembi Rosa em sua dança móvel e elástica.
(…)
O homem se arrasta
de árvore
escorre de caracol
nos vergéis
do poema
(…)
Manuel de Barros, Gramática expositiva do chão
ONDE Centro Cultural São Paulo – rua Vergueiro, 1000
QUANDO
 até domingo, dia 5/6
QUANTO
 entrada franca

LUGAR I 
Ambiente



REGRA DE DOIS

CONFLUIR