Parâmetros em Movimento

MINC, CEMIG e Prêmio Filme em Minas apresentam: 


Parâmetros em Movimento
Aqui, é um lugar para dançar !

Thembi Rosa > Manuel Guerra > O Grivo

imagens: Marília Rocha e Lucas Sander

I N S T A L A Ç Ã O
d a n ç a s o f t w a r e s o m i m a g e m

Parâmetros em Movimento é uma estratégia para pesquisar o entrelaçamento entre movimentos, softwares, sons e imagens. Um modo efetivo para estabelecer interfaces digitais visando provocar a interação e composição entre estes elementos em tempo real.

Este espaço é um convite para se aguçar a percepção: no instante, no próprio corpo e nas suas relações com os sons, com os outros, com o ambiente.

A proposta desta instalação é organizada pela dançarina e coreógrafa Thembi Rosa, em parceria com o duo musical O Grivo, e com Manuel Guerra, matemático, dedicado as artes digitas e ao desenvolvimento de softwares.

Aqui, as proposições das interfaces digitais estão estreitamente vinculadas às pesquisas de movimento, aos seus princípios, qualidades e seus relacionamentos com os sons e imagens. Por isto, o desenvolvimento de dispositivos nos quais o acionamento, as modificações se fazem pelas interações entre corpo-computador, em um alargamento da percepção. São modos que potencializam o prazer em mover-se, em improvisar, compor. Uma experiência dedicada a dançarinos, ao público em geral, e a flexibilidade e autonomia que construímos, continuamente, nos movendo e provocando mudanças.

Aqui, é um lugar para dançar!
Aqui, é um lugar para parar!
Aqui, é um lugar para escutar!
Aqui, é um lugar para estar!
Aqui, é um lugar público! 

Espaço Mari'Stella Tristão 

PARÂMETROS EM MOVIMENTO
Entrada gratuita - Livre

Abertura: 28 de Junho de 2012
Horário: Quinta de 19h às 22h

Período: 29 de Junho a 1º de Julho de 2012
Horário: Sexta e Sábado de 9h30 às 21h
Domingo de 16h às 21h

Intervenções:
Quinta e Sábado – às 20h
Thembi Rosa e O Grivo

Sexta – às 18:30h
JAM Parâmetros em Movimento

Aqui, é um lugar para dançar ! 

1 - sala de escutar mesa sonora 
2 - parâmetros em movimento 
3 - lugar para estar
4 - lugar I - movimento ... pausa ...
5 - escadaadentro  

Ficha técnica:
Parâmetros em Movimento
Aqui, é um lugar para dançar ! 

projeto e dançarina: Thembi Rosa
desenvolvimento de software: Manuel Guerra
som: O Grivo
imagens: Marília Rocha e Lucas Sander
assessoria de movimentos e participação especial: Mônica Ribeiro
figurino: Auá
iluminação: Leonardo Pavanello
assessoria de imprensa : Astronauta Comunicação: Adilson Marcelino e Lucas Ávila
fotos: Renato Paschoaleto e Paula Santos
design: Voltz
gestão de projeto: Valéria Amorim; Platô Produções (SP)
realização: Rosa de Jorge
Dança Multiplex (margô assis – renata ferreira - thembi rosa)

Ficha técnica: Lugar I – Movimento … Pausa
imagens: Marília Rocha
assistentes: Hanna Serrat; Rita Pestana
desenvolvimento de software: Manuel Guerra; Tande Campos; João Pedro Schneider; Marcos Antônio Dias
Trabalho realizado no Ambiente na mostra I.M.A – setembro de 2011

1331” to blend - A primeira etapa de pesquisa do trabalho 1331 foi realizada na Bélgica em Janeiro e Fevereiro de 2012, com Dorothé Depeauw, Lot Jansen e Mathias Koole da Cia Mangrove-Tentactile no espaço de residência Camping Town.

apoio:
AUÁ – Teia/Anavilhana – Café do Palácio
patrocínio: Lei Federal de Incentivo à Cultura; MINC; CEMIG; Governo de Minas; Fundação Clóvis Salgado 

agradecimentos:
Ambiente - Allen Roscoe - Armando Menicacci - Beatriz Moreira Marcos - Camping Town - Chris Barra - Fabíola Mendonça - Gabriel Rosa - Graziele Lautenschlaeger - Marginália+Lab - Nely Rosa  - Paulo Baeta - Renata Ferreira - Tande Campos - equipe da Galeria Maristela Tristão e aos amigos queridos.
em memória: Bartolomeu Campos de Queirós - Marcelo Castilho Avellar 

textos: 

Espelho

Reverberação
deslocamentos refletem deslocamentos
como em um espelho...
o que reflete: o som
A imagem do som
Espelho sonoro
Reverberações do movimento sonoro
Reverberações do movimento do corpo
O som como extensão do próprio corpo
Corpo sonoro
Necessidade de amplificar as capacidades humanas
movimento do corpo que interage no movimento do som
que interage no movimento do corpo que interage
no movimento do som

Frente
Fundo
Lado esquerdo
Lado direito
Centro
Área
Velocidade

Definição de um espaço,
redefinição do som.

Sensores de movimento,
sentidos em movimento.

Que som pode ter um passo para a esquerda?
Que transformação sonora reverbera no movimento do braço esquerdo?

Posso andar para frente e o som andar para trás.
Posso andar para trás e encontrar com o som.
Posso capturar o som com as mãos,
deslizar para o fundo em busca de certa reverberação.

Onde nem sempre se sabe o que se sabe
Redescobrir o movimento a cada momento
A cada momento um novo som
A cada momento um novo parâmetro
parâmetros em movimento
sistema dinâmico

o mesmo movimento com funções diferentes
diferentes movimentos com a mesma função
sistema simples: som permanece
sistema complexo: vários sons ao mesmo tempo
sistema simples: repouso do movimento
sistema complexo: velocidade de alternância dos sons

Um território novo deve ser explorado com autela:
sutileza dos movimentos pequenos
leveza dos movimentos lentos

Repetição como um meio de descobrir
que tipo de transformação o movimento provoca no som.

Daqui, para onde vamos?

Em Macapá, o mesmo sistema ao contrário.
Quando permanecíamos quietos, o som (dos bichos e insetos)
invadia o ambiente.

A cada passo, o que conquistamos?
Quem não conhece uma galinha
Nunca vai saber se ela
cisca para frente ou para trás.

Objeto estranho que cai numa teia de aranha
reverberações...

Marcos Moreira Marcos / junho de 2012


Parâmetros em movimento: aqui é um lugar para dançar


A ocupação da sala Maristela Tristão com obras de dança-tecnologia-vídeo-música-performance revela a necessidade de estabelecer interseções mais abrangentes. Pensar um território é conceber fronteiras. Aqui, ao contrário, pensamos nas intersecções, no borramento das distinções com misturas sinestésicas dos sentidos e dos modos artísticos. Aqui é também um lugar para dançar!

Thembi Rosa é uma dançarina-pesquisadora que se caracteriza pelo trabalho de investigação da sensorialidade por meio da dança-improvisação. No seu último espetáculo, Verdades Inventadas, Rosa efetivou composições no instante articulando som e movimento com o espaço-tempo. Firmando sua parceria com o Grivo a dançarina, agora, compõe ao vivo com dispositivos tecnológicos.

Rosa trabalha com parâmetros do movimento em movimento. Ou seja, os parâmetros a serem investigados corporalmente no instante da apresentação foram acordados em parceria com Manuel Guerra, que atua no desenvolvimento do software, e os articulou junto aos elementos musicais propostos pelo Grivo. Em seu processo de criação, a improvisação estruturada faz parte do treinamento diário de Rosa para o diálogo com a máquina e o software desenvolvido para este projeto. Os elementos da improvisação são constituídos por qualidades de movimento que propõem um comportamento ósseo-muscular específico a partir de imagens cinestésicas. A busca de uma determinada sensação do corpo qualifica a experiência do corpo dançante. O exercício do diálogo com o software é também desafiado com a regra auto-imposta de executar um loop com as qualidades de movimento. Rosa trabalha com fluxo contínuo de movimentos que variam em qualidade, tamanho e velocidade: parâmetros.

Uma câmera capta os movimentos de Rosa que, deliberadamente, escolhe qual parâmetro estabelecido com o software será explorado: eixo x; eixo y; velocidade da área; velocidade do deslocamento do centro do corpo; balance. O que a câmera capta de movimento, propicia um determinado acontecimento sonoro. Assim, misturam-se movimento, máquina, som, movimento, num continuum de relação que se corporifica na dança que vemos. Rosa compõe movimento e música por meio de uma ação imprevista que busca compreender-se na resposta do outro: do software.

Depois somos nós no espaço da dança. Os espectadores somos convidados a experimentar a relação de saber-se capturado pela máquina que responde à minha provocação motora. A dança torna-se uma questão de conversa, de compartilhamentos, de incompreensões e ajustes. Atualizações.

Neste projeto, Thembi Rosa propõe uma dança de interface, na qual o elemento mais importante é a escuta. A escuta ativa do corpo próprio e do corpo do som promove a construção de uma dança porosa, pela qual vislumbram-se encontros entre dados digitais corporificados e movimento.

Mônica Ribeiro